5 passos para prevenir a cárie dentária, a retração gengival e ainda clarear seus dentes

A retração gengival é uma condição dental muito comum que pode se instalar ao longo do tempo, sem que você perceba. Além de ser esteticamente desagradável, as gengivas retraídas podem tornar você muito mais suscetível a ter bactérias se acumulando entre os dentes, o que pode levar ao agravamento das doenças nas gengivas.

Embora você realmente não possa reverter a recessão das gengivas, você pode fazer certas escolhas de estilo de vida e comer certos alimentos para evitar que a situação fique ainda pior. E, nesse sentido, eu vou mostrar pra você cinco maneiras de parar naturalmente com a retração gengival.

 

Para você poder evitar a recessão das gengivas, primeiro você precisa entender exatamente o que causa esse problema e o impacto total que isso tem na saúde dentária.

A retração gengival acontece quando a parte das gengivas que rodeiam os dentes começam a ficar desgastadas. Isso faz com que uma maior parte do dente, e até mesmo a raiz dos dentes, fiquem expostas. Isso resulta na formação de lacunas ou “bolsas” entre os dentes, permitindo que as bactérias causadoras de doenças se acumulem.

Se as gengivas retraídas não forem tratadas, a estrutura óssea dos dentes pode ser fortemente danificada e, em última análise, resultará na perda dos dentes afetados.

Existe uma variedade de fatores que podem causar a retração das gengivas. No entanto, os mais comuns são as doenças periodontais, que são infeções gengivais que destroem o tecido da gengiva que envolve os dentes.

Portanto, uma das melhores maneiras de prevenir a retração gengival é prevenir esse tipo de infeções…

Agora que você já sabe mais sobre o assunto e qual é a causa, aqui está o que você pode fazer para evitar que isso aconteça.

dicas para prevenir a retração gengival

5 passos para prevenir a retração gengival e ainda clarear seus dentes

 

1. Escovar com Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio já demonstrou ser eficaz na remoção da placa. Cinco estudos clínicos controlados em mais de 270 indivíduos mostraram que a pasta de dente que contém o bicarbonato removeu significativamente mais placa do que todas as outras pastas dentárias que não continham bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio também tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas poderosas, tornando-se ainda mais eficaz na prevenção de doenças periodontais.

2. Mudar a maneira como escova os dentes

Muitas pessoas não sabem disso, mas uma técnica de escovação dental inadequada ou vigorosa pode ser uma das principais causas da retração das gengivas.

Certifique-se de que você está sempre escovando os dentes do topo da sua linha de gengiva para baixo até a parte inferior dos dentes, sem escovar para trás. Além disso, certifique-se de não escovar de forma agressiva, pois isso pode inflamar e danificar as gengivas.

3. Gargarejar com Óleo de Coco

Verificou-se que o óleo de coco contém propriedades antimicrobianas e antibacterianas muito fortes, e a sua consistência permite-lhe limpar a boca apenas com gargarejos. Isso faz com que os gargarejos com óleo de coco sejam uma maneira muito conveniente e eficaz de prevenir a doença periodontal, e também pode prevenir outros efeitos prejudiciais, como a inflamação.

4. Beber mais chá verde

Existe uma variedade de estudos que mostram uma correlação entre o consumo de chá verde e a melhoria da saúde dos dentes e gengivas. Um estudo mostra que enxaguar com um extrato de chá verde pode impedir que seus dentes fiquem corroídos, e também pode evitar a formação de placa e cárie causada por alimentos amiláceos.

Outras pesquisas mostraram que as pessoas que bebem regularmente chá verde têm uma melhor saúde geral de gengiva do que aqueles que não.

5. Evitar fumar

Isto pode parecer óbvio, mas fumar cigarros causa uma restrição no fornecimento de sangue às gengivas, o que as enfraquece e permite que as infeções ocorram causando a perda de tecido gengival. Mastigar tabaco também pode irritar as gengivas, o que causa retração.

 

Se as suas gengivas já estiverem retraindo, ou se você desejar prevenir esse problema, comece a seguir estas dicas imediatamente para se certificar de que as suas gengivas se mantêm saudáveis.

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *