9 alimentos que mancham os dentes

Se você quer ter um sorriso bonito e brilhante deve se preocupar em saber quais os alimentos e métodos que podem ajudar a clarear os seus dentes, mas também deve saber quais os alimentos que podem comprometer o seu objetivo – ou seja, deve conhecer quais são os alimentos que mancham os dentes.

 

9 alimentos que mancham os dentes

1. Café

O café é muito ácido sendo uma das bebidas que mancha mais os dentes. E para piorar a situação – o consumo de café altera o equilíbrio de pH da boca, fazendo com que quaisquer alimentos ácidos que você coma depois danifiquem seus dentes muito mais rapidamente.

2. Doces e sorvetes

O açúcar que está presente em grandes quantidades nos bolos, biscoitos e sorvetes gruda em seus dentes e se torna o principal alimento para as bactérias que existem na boca. Quando as bactérias se alimentam desses açúcares, elas liberam ácidos que contribuem para a cárie dentária, degradação do esmalte e para o escurecimento dos dentes.

3. Refrigerantes e bebidas com gás

Na composição desse tipo de bebidas entram muitos ácidos, tais como o ácido fosfórico e ácidos cítricos, além de açúcares. Esse tipo de compostos são extremamente prejudiciais para os dentes aumentando as chances de desenvolvimento de cáries dentárias, e provocando a desmineralização do esmalte.

Para além disso, refrigerantes e determinadas bebidas com gás possuem muitos corantes e pigmentos que também podem provocar manchas nos dentes.

Essas bebidas podem danificar os seus dentes mas também podem destruir a sua saúde no geral, por isso o melhor mesmo é evitar consumir elas.

Mas, se ainda assim você quiser arriscar, a dica é beber com canudinho.

4. Vinho tinto

Pode ser bom para o coração, mas o vinho tinto é um dos alimentos que mancham os dentes e que pode arruinar o seu sorriso. Se você já se olhou no espelho e sorriu depois de beber um copo de um bom vinho tinto então você já sabe do que eu estou falando. Mas nem tudo são desvantagens – estudos mostraram que o vinho reduz a inflamação, o que pode ajudar a reduzir ou prevenir doenças das gengivas.

DICA: Opte por vinho branco (que mancha menos) ou use água para bochechar depois de beber o vinho tinto.

alimentos que mancham os dentes

5. Caril

O caril é uma especiaria muito usada nas comidas indianas e pratos exóticos, mas contribui também para dentes descoloridos. A sua profunda pigmentação pode fazer com que os dentes fiquem amarelos com o passar do tempo. Devido ao alto fator de coloração do caril você deve ingeri-lo com moderação se você quer ter dentes brancos.

DICA: Sempre que você comer comida com caril, misture frutas e vegetais frescos que previnem manchas, tais como maçãs, cenouras, couve-flor e aipo.

6. Chá

À semelhança do café, também o chá é um dos grandes responsáveis por manchar os dentes, especialmente o chá preto. Então para minimizar os efeitos negativos você deve optar por chá verde, branco ou mistura de ervas.

7. Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é um molho para saladas saudável, mas também pode escurecer os seus dentes. Porquê? Devido a sua cor escura natural. Ele também adere aos seus dentes, o que pode originar manchas se você não escovar os dentes logo de seguida.

Mas você não tem obrigatoriamente que deixar de usar o vinagre balsâmico em suas deliciosas saladas.
DICA: Sempre que você juntar esse molho na salada você deve também incluir uma alface crocante – mastigar bem a alface vai ajudar a remover o vinagre balsâmico de seus dentes prevenindo possíveis manchas.

8. Mirtilos, amoras e romãs

Apesar de estarem repletas de antioxidantes, estas bagas ricamente pigmentadas mancham a sério.

Certamente você sabe como é difícil tirar as manchas destas bagas da sua roupa – o mesmo se aplica aos dentes.

9. Molho de soja e molho de tomate

Estes molhos, assim como outros molhos profundamente coloridos, podem manchar significativamente os seus dentes.

 

Então se você quer ter um sorriso bonito tome cuidado com esses e/ou outros alimentos que mancham os dentes. Consuma-os com moderação e siga as dicas indicadas nesse artigo.

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Adicione este ingrediente secreto no seu chá para ter dentes mais brancos | Clareamento Dental - […] eu já referi aqui no blog, o chá (especialmente o chá preto) é uma das bebidas que causam manchas…
  2. 6 dicas para manter os dentes brancos e saudáveis durante as festas de Natal e Fim de Ano | Clareamento Dental - […] de você preferir café, chá ou vinho, muitas bebidas das festas têm o poder de deixar manchas na superfície…
  3. Ijeoma Okoro: Eu tinha um sorriso enfadonho, mas isso acabou! Saiba como eu consegui dentes brancos naturalmente | Clareamento Dental - […] Consumo de café, vinho, cola ou outras bebidas / alimentos que mancham os dentes; 2. Exposição excessiva ao flúor…
  4. 4 truques simples de clareamento dental para dentes sensíveis | Clareamento Dental - […] Veja aqui uma lista dos principais alimentos que causam manchas nos dentes e escove sempre os dentes depois de…
  5. 2 receitas caseiras para clarear os dentes de forma natural - […] verdade que certos alimentos e bebidas quando ingeridos vão manchar diretamente o esmalte… mas com o passar do tempo os…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *