9 melhores receitas caseiras para dor de dente (Tratamentos naturais para abscesso dentário)

Você está sofrendo de uma dor de dente insuportável? Então você pode ter um abscesso dentário, e neste artigo irá ficar a conhecer as melhores receitas caseiras para dor de dente. Um abscesso dentário é um acúmulo de pus dentro do dente que se forma devido a uma infeção bacteriana. Um abscesso pode se formar quando o esmalte do dente está danificado por uma cavidade ou alguma outra lesão (por exemplo seu dente fica lascado e as bactérias encontram uma abertura para entrar e infetar a polpa no centro do dente). Esta infeção é geralmente dolorosa e pode se espalhar a partir das raízes do seu dente para os ossos que o suportam e até mesmo para outras partes do corpo. Se o pus e o inchaço causados pela infeção forem aliviados, então a dor de dente pode parar, mas a infeção pode manter-se ativa e continuar a espalhar-se.

Sintomas de abscesso dentário

Aqui estão os sinais que podem indicar que você tem um abscesso dentário:

– Você sente uma dor contínua (latejante ou aguda) no dente afetado;
– A dor pode se espalhar para a mandíbula, pescoço ou orelha do lado do rosto onde se encontra o dente afetado;
– Um inchaço em sua gengiva;
– Um gosto desagradável ou mau hálito;
Sensibilidade aos alimentos frios ou quentes;
– Maxilares superiores ou inferiores inchados;
– Se a infeção se espalhar você pode se sentir mal e a temperatura do seu corpo pode aumentar – em casos graves pode haver dificuldade em engolir ou respirar.

Como tratar abscesso dentário e dor de dentes?

Eu sei que você não gosta de ir no dentista (ninguém gosta, não é verdade?), mas não há outra solução. Se você tem um abscesso dentário você precisa de tratamento odontológico o mais rápido possível. Abscessos não tratados podem levar a infeção no sangue ou a infeção pode se espalhar para o osso da mandíbula ou outras partes do corpo e levar a complicações graves como inflamação no coração ou abcesso cerebral. Seu dentista irá eliminar a infeção e drenar o pus. Isso pode envolver fazer um pequeno corte em sua gengiva para drenar o abscesso, um tratamento de canal de raiz (onde o abscesso é removido da raiz do dente e é então preenchido e selado), ou remover o dente. No entanto, se não pode ir no dentista imediatamente então você pode experimentar algumas receitas caseiras para dor de dente e tratamento do abscesso, as quais podem ajudar você a lidar com o problema temporariamente.

 

receitas caseiras para dor de dente

9 melhores melhores receitas caseiras para dor de dente e para tratar abscesso dentário

Aqui estão algumas receitas caseiras para dor de dente que podem ajudar você a cuidar de seu abscesso dentário e aliviar a dor de dentes:

1. Óleo de cravo (ou Eugenol)

Eugenol, um composto presente no óleo de cravo tem um efeito anestesiante que pode ajudar a atenuar a sua dor de dente. É também conhecido por sua ação antibacteriana.

Como aplicar?

Adicione uma gota de óleo de cravo em um cotonete e coloque-o em sua cavidade dentária afetada. Mas não deixe por muito tempo, porque pode irritar as gengivas e até mesmo causar queimaduras químicas. Um ou dois minutos deve ser suficiente.

2. Sálvia de jardim

Esta erva tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar um dente dolorido. Também é utilizada para tratar gengivas inflamadas ou com sangramento (gengivite).

Como preparar?

Misture uma colher de chá de sálvia de jardim seca triturada com uma colher de chá de sal em um copo de água e use a mistura para gargarejar. Gargareje durante pelo menos cinco minutos e repita o procedimento 2 ou 3 vezes por dia até que você consiga algum alívio da dor. A cânfora e um composto conhecido como 1,8-cineol que estão presentes na sálvia de jardim são os responsáveis pelo seu efeito anti-inflamatório.

3. Gengibre e pimenta vermelha

O gengibre e a pimenta vermelha são ambos analgésicos naturais e podem ser usados separadamente para alívio da dor. O gengibre tem componentes como o gingerol e o shogaol (6-shogaol) que reduzem a dor e diminuem a inflamação. E a capsaicina, que se encontra na pimenta vermelha, bloqueia os sinais de dor para o cérebro. Uma mistura dos dois pode ser particularmente potente – misture partes iguais de ambas as especiarias em água para formar uma pasta e aplique sobre o dente afetado com um cotonete de algodão para aliviar a dor. Mas certifique-se de manter a mistura longe de suas gengivas para evitar irritação.

4. Sementes de gergelim

Este é um remédio antigo para a dor de dente vindo da China:
– Ferva sementes de gergelim no dobro da quantidade de água até que a água se reduza pela metade. Aguarde a pasta esfriar, faça uma bolinha e coloque na cavidade para tratar a sua dor de dente.

De referir que a ciência moderna sustenta as qualidades deste remédio antigo. Estudos descobriram que o óleo de gergelim tem efeitos analgésicos e mostra atividade antibacteriana contra S. mutans e L. acidophilus que são conhecidas por causar problemas nos dentes.

5. Alho

O alho é tradicionalmente valorizado por ser um dos alimentos com melhores propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Coloque um dente de alho sobre o dente afetado e mastigue sobre ele e dessa forma você conseguirá aliviar a dor.

6. Assafoetida

Sementes de assafoetida em pó têm sido usadas desde há muito tempo para lidar com dores de dentes. Então tente fritar uma colher de chá de pó de assafoetida em manteiga e aplique no dente afetado. Os pesquisadores sugeriram que compostos contendo enxofre presentes na assafoetida, que podem ter um efeito dessensibilizante, podem explicar o seu sucesso contra a dor de dente.

7. Água salgada

Os efeitos anti-inflamatórios da água salgada são conhecidos desde a antiguidade. Mas a água salgada também pode ser usada como desinfetante e reduzir as bactérias que se encontram na boca. Dissolva uma colher de chá de sal marinho em um copo de água e bocheche durante cerca de 30 segundos antes de cuspir fora.

8. Coentro

Ferva 10 gramas de sementes de coentro em quatro litros de água até que a água se reduza a um litro. Depois que a solução esfriar, bocheche em sua boca por cerca de um minuto. Você deve obter algum alívio da sua dor de dente. Uma infusão de pó de semente de coentro em água também pode ser usada como enxaguante bucal para se livrar do mau hálito. O coentro tem propriedades anti-inflamatórias e descobriu-se que também tem propriedades antibacterianas contra organismos que causam cárie dentária.

9. Cúrcuma

A cúrcuma pode reduzir a inflamação e combater as bactérias. Misture um pouco de cúrcuma em pó com água para formar uma pasta e coloque a pasta sobre a área afetada por cerca de 20 a 25 minutos.

 

E você, já experimentou alguma dessas receitas caseiras para dor de dente?

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é bom pra dor de dente? 9 remédios naturais para aliviar as dores de dentes - Clareamento Dental - […] Quer saber o que é bom pra dor de dente? Então você chegou no sítio certo porque eu vou…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *