As melhores dicas para manter seus dentes brancos e saudáveis (e evitar gastar fortunas nas idas ao dentista)

Com o passar dos anos, e na medida que vamos envelhecendo torna-se cada vez mais necessário cuidar de nossos dentes, assim como acontece com outros aspetos da nossa saúde em geral. Existe um equívoco de que a deterioração e a consequente perda de dentes é inevitável com a idade. Mas a verdade é que se nós cuidarmos de nossa boca adequadamente, os nossos dentes podem se manter saudáveis e bonitos durante toda a nossa vida.

O sorriso é a melhor “carta de apresentação” e determina em grande parte a percepção que os outros têm de nós. Um lindo sorriso transmite aceitação, segurança e confiança para os outros, o que condiciona diretamente o sucesso nos relacionamentos interpessoais.

Por esta razão, no artigo de hoje apresentamos alguns conselhos para que a sua boca e os seus dentes permaneçam fortes, brancos e saudáveis.

As melhores dicas para manter seus dentes brancos e saudáveis (e evitar gastar fortunas nas idas ao dentista)

Melhores dicas para manter os dentes brancos e saudáveis

Gargarejo com vinagre de maçã

Todas as manhãs faça isso e escove os dentes como de costume. O vinagre ajuda a remover manchas, branquear e mata as bactérias da boca e das gengivas.

Escove os dentes com bicarbonato de sódio uma vez por semana (Veja AQUI como fazer)

Isto irá remover manchas e branquear os dentes.

Sumo de limão com bicarbonato de sódio

Misture um pouco de bicarbonato de sódio com algumas gotas de limão e aplique sobre os dentes. Isso vai ajudar a clarear e retirar as manchas nos dentes.

Casca de banana

Depois de lavar os dentes, esfregue a casca de banana nos dentes por dois minutos, repetindo o procedimento diariamente. Graças aos compostos químicos contidos na casca de banana, seus dentes ficarão mais brancos.

Hábitos alimentares que influenciam a saúde bucal e a estética

A saúde dos dentes e da boca está relacionada de muitas maneiras com a saúde e o bem- estar geral. A capacidade de mastigar e engolir os alimentos é essencial para obter os nutrientes necessários para o corpo. Para além disso, um problema estético nos dentes pode afetar negativamente a capacidade de você se comunicar, falar e rir, e, consequentemente, afetar a sua auto-estima.

Mantenha uma dieta adequada ingerindo frutas e legumes, como maçãs, cenouras ou aipo – que ajudam a limpar a boca. Para combater as bactérias, escolha alimentos ricos em polifenóis, como as frutas vermelhas e vegetais (morangos, framboesas, beterrabas…).

Deixar de fumar

O tabaco é a principal causa de manchas nos dentes devido à ação do alcatrão. Enquanto isso, a nicotina favorece o desenvolvimento de cáries, uma vez que tende a diminuir o fluxo salivar. Este hábito não saudável aumenta o risco de câncer do pulmão e outros tipos de câncer, mas também agrava os problemas nas gengivas e provoca cárie dentária. Da mesma forma, substâncias como: cola, chá, café ou vinho tinto afetam a coloração dos dentes e provocam manchas.

Evite o stress

Devido ao ritmo acelerado da vida quotidiana, a cada ano aumenta o número de pacientes afetados pelo bruxismo (ranger ou apertar os dentes involuntariamente), o que não apenas desgasta os dentes, mas também pode causar problemas articulares e dores de cabeça. Se detetar algum destes sintomas, faça uma visita ao seu dentista.

Escove os dentes

Após cada refeição e não só de manhã e à noite. É importante usar sempre o fio dental para manter os dentes limpos.

Mude de escova de dentes

Deve trocar de escova de dentes a cada 3 meses, porque as cerdas perdem a forma.

Bebidas a evitar

Você deve evitar bebidas carbonatadas e sumos ácidos, como laranja ou limão, pois eles descalcificam o esmalte dos dentes. Também o chá, café e vinho podem manchar os seus dentes.

Ir ao Dentista

Também é necessário ir ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza geral.

Reduza o consumo de açúcar

As bactérias causadoras de cáries alimentam-se especialmente de alimentos ricos em açúcares, por isso será melhor reduzir o seu consumo.

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *