[INOVAÇÃO] Micro robôs projetados para eliminar a placa dentária

Uma equipe de dentistas, biólogos e engenheiros da Universidade da Pensilvânia desenvolveu micro robôs que podem quebrar e remover a placa dentária, também chamada de “biofilme dental”.

Esses enxames de micro robôs também podem ter outras aplicações, como manter os cateteres e os canos de água limpos e livres de detritos.

A equipe da Universidade da Pensilvânia desenvolveu dois tipos de sistemas robóticos – um projetado para trabalhar em superfícies e outro para operar em espaços confinados.

Eles mostraram que robôs com atividade catalítica poderiam habilmente destruir biofilmes, que são amalgamações pegajosas de bactérias enredadas em um andaime de proteção.

Os biofilmes podem surgir em superfícies biológicas, como em um dente ou em uma articulação ou em objetos, como canos de água, implantes ou cateteres.

Os biofilmes são notoriamente difíceis de remover, já que a matriz pegajosa que contém as bactérias fornece proteção contra agentes antimicrobianos.

Os pesquisadores estão recebendo apoio para desenvolver ainda mais suas descobertas no Penn Center for Health, Devices and Technology.

With a precise, controlled movement, microrobots cleared a glass plate of a biofilm

Em um trabalho anterior, Koo e seus colegas fizeram progressos na decomposição da matriz de biofilme com uma variedade de métodos fora da caixa.

Uma estratégia foi empregar nanopartículas contendo óxido de ferro que funcionam cataliticamente. Essas partículas ativaram o peróxido de hidrogênio para liberar os radicais livres que matam as bactérias e destroem os biofilmes de maneira direcionada.

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *