Receita caseira de creme dental para remineralizar os dentes (à base de ingredientes naturais)

Existe uma grande quantidade de informação emergente sobre remineralização dos dentes, um processo que muitos dentistas consideravam impossível.

Você pode saber mais sobre esse assunto lendo o artigo:

>>> Como remineralizar os dentes naturalmente e reverter a cárie dentária

 

A receita caseira que eu vou apresentar pra você é preparada com ingredientes naturais, e uma vez que não tem flúor, é segura para bebês, crianças e mesmo pessoas com problemas de tireoide. Se você quer clarear os dentes, melhorar um problema de saúde oral, ou apenas tentar uma alternativa natural aos cremes dentais comerciais que contêm ingredientes prejudiciais, definitivamente você deve experimentar fazer este creme dental remineralizante!

Ingredientes necessários para preparar o creme dental remineralizante:

  • 5 partes de pó de cálcio
    2 partes de bicarbonato de sódio
    3 partes de xilitol em pó (Este ingrediente não é absolutamente necessário – ele apenas melhora o sabor da pasta).
    3-5 partes de óleo de coco (para obter a textura desejada)
    Ingredientes opcionais: Óleos essenciais para dar sabor (hortelã, canela e laranja)

creme dental para remineralizar os dentes

Modo de preparo:

– Misture bem os ingredientes em pó (cálcio, bicarbonato de sódio e xilitol) em uma tigela.
– Adicione o óleo de coco, uma parte de cada vez, até obter a consistência desejada.
– Adicione quaisquer ingredientes opcionais, incluindo óleos essenciais para dar sabor.
– Armazene o creme dental remineralizante em um recipiente de vidro pequeno. Para usar, simplesmente mergulhe a escova de dentes limpa no creme e escove os dentes normalmente.

NOTA: Nesta receita, “parte” refere-se a qualquer que seja a unidade de medida que você está usando. Por exemplo, se a sua unidade de medida for uma colher de sopa, você precisaria de 5 colheres de sopa de pó de cálcio, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, e por aí vai.

 

O lado interno da remineralização

É muito importante perceber que a remineralização não é um processo que ocorre somente na boca e que simplesmente usar uma pasta de dentes (como a que está descrita acima), com uma concentração mais elevada de minerais, provavelmente não será suficiente para beneficiar os dentes. A remineralização é um processo que envolve todo o corpo e para que isso aconteça, o corpo deve ter níveis adequados de certos nutrientes, especialmente vitaminas solúveis em gordura e determinados minerais.

Então se você quer realmente remineralizar seus dentes, você deve seguir uma dieta muito específica rica em nutrientes, reduzindo o consumo de alimentos que contêm aglutinantes minerais (como o ácido fítico), e acrescentando outros fatores de estilo de vida que impulsionam os níveis de nutrientes.

Esses fatores adicionais como consumir minerais em quantidade suficiente e vitaminas solúveis em gordura são importantes porque suportam o corpo como um todo, mas também porque eles criam mais saliva rica em minerais, que vai entregar os nutrientes necessários para remineralizar os dentes.

 

Como a saliva melhora a saúde bucal

Resumindo: A saliva é o meio que conduz à remineralização dos dentes!

Na prática, os dentes são remineralizados através da saliva que passa sobre eles. Sem os níveis de nutrientes adequados no organismo, a saliva também será deficiente em minerais que os dentes precisam para se manter fortes. Claramente, nós devemos ter uma alimentação suficientemente nutritiva, a fim de ter os minerais necessários presentes na saliva para apoiar a remineralização dos dentes.

A importância da saliva para a prevenção da cárie dentária está bem estabelecida. Existem várias teorias sobre a origem da cárie dentária:

1. Que a cárie ocorre devido aos ácidos produzidos pelas bactérias que digerem os açúcares na boca;
2. Que a cárie dentária ocorre quando existe um desequilíbrio entre a desmineralização da superfície do esmalte e a remineralização produzida pelo retorno dos íons minerais ao esmalte (tal como Rami Nagel explica em seu livro “Cure Tooth Decay” – “Curar a Cárie Dentária”).

Qualquer que seja a teoria correta, a saliva é importante, porque a estimulação frequente da saliva, especialmente após a ingestão de açúcares, vai ajudar a diluir e tamponar a placa ácida, trazer íons minerais extra para o fluido da placa e, assim, promover a remineralização.

 

A saliva reduz as bactérias que causam a gengivite e a cárie dentária

As pesquisas mostram uma clara relação entre o declínio da produção de saliva com a idade e o aumento do risco de gengivite com a idade. A saliva contém uma série de substâncias vitais para o nosso sistema imunológico.

Por exemplo, a lactoferrina é um composto encontrado naturalmente na saliva. A lactoferrina é parte do nosso sistema imunológico inato e é uma das nossas linhas da frente de defesa. A lactoferrina liga-se ao ferro na boca e, assim, priva as bactérias que causam a gengivite do ferro necessário para elas se desenvolverem.

A saliva é também uma fonte rica de enzimas importantes. De entre as enzimas salivares envolvidas na manutenção da ecologia da boca, uma das primeiras a serem reconhecidas foi a enzima lisozima, que parece funcionar desestabilizando a parede celular das bactérias que causam a cárie dentária e a gengivite.

 

A saliva restabelece o pH saudável da boca

A boca tem a sua própria ecologia complexa que deve ser mantida em equilíbrio para uma ótima saúde bucal. Isso inclui as bactérias, a presença de minerais suficientes e manter o pH apropriado. Se conseguirmos manter o pH da boca em níveis apropriados seguindo protocolos de apoio ao sistema imunológico, como uma dieta nutritiva densa, um sono reparador e medidas para controlar o estresse, a saliva irá desempenhar um papel fundamental na manutenção de uma ótima saúde oral.

 

Como aumentar a produção de saliva

O princípio “Use-o Ou Perca-o” também se aplica quando se discute a produção de saliva. Devemos exercitar a nossa capacidade de produzir saliva ou teremos de lidar com a boca seca e todos os males provocados pela diminuição da produção de saliva.

Apesar de nós produzirmos naturalmente saliva adicional quando comemos, os benefícios extra para a nossa saúde do aumento da saliva são redobrados porque a saliva não serve somente para iniciar o processo de digestão. E, por isso pode ser útil aumentar a produção de saliva através de outros métodos, como por exemplo este:

Passo 1: Reúna uma boa quantidade de saliva sobre a língua. Agora, usando a musculatura da garganta, mova a saliva para trás e para a frente, desde a parte de trás da língua até aos dentes da frente e depois novamente para trás várias vezes (recomenda-se 30 a 50 repetições). Com a prática, esta ação irá aumentar a quantidade de saliva presente na boca.

Passo 2: Assim que você tiver uma “grande piscina” de saliva em sua língua, dê aos seus dentes e gengivas um banho de saliva! Bocheche com toda essa saliva durante um minuto ou dois, e em seguida, engula e deixe a saliva agora apoiar a digestão no estômago!

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Aprenda como remineralizar os dentes naturalmente e reverter a cárie dentária | Clareamento Dental - […] Escovar os dentes diariamente usando um creme dental remineralizante caseiro (Veja a Receita AQUI) – Escovar com carvão ativado…
  2. O que é bom pra dor de dente? 9 remédios naturais para aliviar as dores de dentes em casa - Clareamento Dental - […] > Aproveite e veja aqui uma receita caseira para remineralizar os dentes […]

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *