Saiba como os alimentos altamente alcalinos beneficiam seus dentes

Os alimentos que ingerimos influenciam e muito a nossa saúde bucal, mas isso certamente não é novidade pra você. É importante estar atento aos efeitos que certos alimentos têm na boca, em especial os alimentos ácidos, que podem desgastar muito facilmente a camada protetora do esmalte dentário. E por isso, neste artigo vamos explicar como os alimentos altamente alcalinos podem neutralizar esses efeitos…

Falando um pouco sobre o pH

O pH de um alimento indica se ele é ácido, alcalino ou neuto. A escala de pH varia de 0 a 14. Níveis acima de 7 são alcalinos. Níveis abaixo de 7 são ácidos. 7 é neutro. O nosso corpo tem um desenho ligeiramente alcalino (cerca de 7,4). Consumir alimentos altamente ácidos pode desequilibrar o nível de pH da boca, desequilíbrio esse que se mantém por algum tempo depois de você ter comido.

Um nível de pH tipicamente baixo pode tornar uma pessoa mais suscetível à obesidade, diabetes tipo 2, problemas de coração e outras doenças. Por outro lado, níveis mais altos de pH diminuem o risco de derrame e hipertensão, ao mesmo tempo em que contribuem para melhorias notáveis na memória e cognição. Alimentos altamente alcalinos contrariam os efeitos dos alimentos altamente ácidos, trazendo o nível de pH do corpo de volta à sua faixa normal.

alimentos alcalinos são bons para os dentes

 

Alimentos alcalinos

Uma dieta alcalina começa e termina nas frutas e legumes. Se um alimento é ou não alcalino tem que ver com a forma como ele metaboliza no corpo, em oposição à sua composição in natura. Por exemplo, os limões e o vinagre de maçã são classificados como alcalinos. A maioria das frutas e vegetais são alcalinizantes, enquanto pães, laticínios, carnes e peixes são muito ácidos. A dieta alcalina oferece uma tabela detalhando não apenas alimentos altamente alcalinos, mas alimentos ácidos também.

 

Impacto alcalino nos dentes

Uma vez que os alimentos altamente alcalinos neutralizam os efeitos que os alimentos ácidos têm no seu nível de pH, o mesmo processo entra em jogo no que diz respeito à erosão dentária. Alimentos altamente ácidos desgastam o esmalte protetor dos dentes devido ao seu baixo nível de pH. Consumir mais alimentos na faixa de pH alcalino não contribuirá para a erosão dentária, porque eles não atrapalham o processo de remineralização que está constantemente ocorrendo em seus dentes.

A maioria das pessoas sabe que comer alimentos nutritivos é bom para a saúde, mas elas tendem a não pensar no impacto positivo que esses mesmos alimentos têm sobre os dentes. Como tudo na vida, equilíbrio e moderação são fundamentais quando se trata de comer alimentos ácidos e alcalinos. Manter uma boa higiene oral diária é também fundamental. Escove os dentes duas vezes por dia e use fio dental, para fortalecer seu esmalte e proteger até mesmo dos efeitos dos alimentos mais ácidos.

Para receber GRATUITAMENTE o Ebook “Alimentos que Ajudam a Clarear os Dentes” insira o seu Nome e Email abaixo e clique no botão “Quero Receber”:

Author: Carlos Pereira

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *